Olá! Meu nome é Joice Santos, sou Personal Trainer com especialidade em Nutrição, mantenho o site Q48.net.br e gostaria de contribuir para o blog da Flávia! Espero que gostem da minha colaboração (que será quinzenal :) )! 

Adote o padrão alimentar da dieta jejum intermitente e dietas sem carboidratos a fim de adquirir melhor qualidade de vida e bem estar. Confira porque elas podem te oferecer uma saúde invejável, longevidade, queimar calorias e ainda te fazer perder peso rápido!

O jejum intermitente é conhecido pela maioria das pessoas como dieta, mas muitos estudiosos no campo da saúde e nutrição têm atribuído como um estilo de vida ou padrão de vida. Isso porque ele contribui generosamente para melhoria da sua saúde tanto corporais como mentais.

Sendo assim, o efeito que a dieta jejum intermitente gera é bem relevante, pois você vai dormir melhor, ter mais energia no seu dia, aumenta a clareza mental, ajuda a ter maior concentração, melhora o sistema imunológico, facilita a queima de caloria, gera bom funcionamento do intestino, dentre outros benefícios.

O que é jejum intermitente?


É um padrão alimentar que consiste em reduzir o consumo de alimentos entre 8h a 16h e nos demais horários você pode comer, fazer suas refeições normalmente.

A ideia da dieta jejum intermitente (que na verdade está longe de ser uma dieta) é separar um dia praticamente e ficar em jejum. Após isso, você pode comer livremente, sem restrições podendo escolher alimentos saudáveis.

Ele é chamado de jejum intermitente porque varia entre dias com uma alimentação livre, e outro dia com jejum. Lembrando que você pode fazer esse jejum diariamente ou como queira, o mais importante é que fique um bom tempo na prática de jejum.

Alguns estudos sugerem você comer 5 dias na semana como quiser, e 2 dias fazer um jejum. Porém, destaca-se em não fazer esse jejum de maneira consecutiva, o ideal é fazer alternando os dias como, por exemplo, jejum-não jejum, jejum-não jejum e assim por diante.

O que tem a ver jejum intermitente e dietas sem carboidratos?


Ao realizar a dieta jejum intermitente, isso incluirá também fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Sendo assim, a proposta dele é também incluir dietas sem carboidratos substituindo-as por gorduras saudáveis como azeite de oliva extra virgem, manteiga, óleo de coco, abacate, nozes, ovos, além de outros nutrientes como as proteínas.

Se você fizer a junção de uma dieta jejum intermitente e dietas sem carboidratos, a probabilidade de queimar mais caloria (acelerando o metabolismo) será ainda maior e a tonificação dos músculos ocorrerá de forma rápida já que ambos estimulam o nível de GH, o hormônio de crescimento muscular.

Há um estudo publicado no International Journal of Obesity em 2011, declarando que a dieta jejum intermitente foi mais eficaz que a restrição calórica em muitos aspectos como a redução de resistência à insulina. Segundo os autores:

"Ambos os grupos apresentaram reduções comparáveis ​​em leptina, índice de andrógeno livre, de alta sensibilidade proteica C-reativa, colesterol total e LDL, triglicérides, pressão arterial e aumento de hormônio sexual globulina de ligação, proteínas de ligação do IGF 1 e 2. A redução insulina em jejum e resistência à insulina foram modestos em ambos os grupos, mas com maior resultado em jejum intermitente do que com restrição calórica”

Assim, é possível notar uma grande potencialidade presente na dieta jejum intermitente gerando maior queima de caloria, acelerando o metabolismo, perder peso rápido etc.

Seu cérebro agradece o jejum intermitente


Além da dieta jejum intermitente e dietas sem carboidratos serem benéficas para o corpo, há também excelentes benefícios para o cérebro.

Mark Mattson, um grande estudioso sobre jejum intermitente, mostrou em sua pesquisa que:

“A proteção dos neurônios vem do jejum intermitente. Se você não comer durante 10-16 horas, seu corpo irá transformar as reservas de gordura em energia, e os ácidos graxos chamados de cetonas serão enviados na corrente sanguínea. Isso demonstra proteção da memória e maior funcionalidade da aprendizagem bem como o aceleramento dos processos de doença lento no cérebro”

Sendo assim, a deita jejum intermitente fará muito bem ao seu estado mental estimulando a boa memória e evitando doenças como Alzheimer.

Diante de tudo isso, o jejum intermitente associado a uma dieta sem carboidratos resultam em melhoria na sua qualidade de vida aumentando a expectativa e proporcionando maior perda de peso.

Experimente realizar um jejum intermitente na sua semana, inclua-o devagar e aos poucos poderá aumentando a quantidade de vezes.

Espero que tenham gostado e até a próxima! :)

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *