É inimaginável a quantidade de pessoas que sofrem com o bendito vestibular. É um mau necessário, afinal, infelizmente, ainda não temos faculdades para todos. O que nos resta, é estudar com afinco, seja em casa, seja em um cursinho preparatório.


Hoje quero abordar alguns temas como: neurolinguística, os melhores sites para estudar, e dicas para antes da prova. Vamos lá?!

Como fazer seu cérebro lhe ajudar?


A neurolinguística é uma matéria pouco explorada por quem quer passar no vestibular. Às vezes, abandonar um pouco o conteudismo pode ser uma tacada de mestre. É um passo para trás para dar dois a frente!

Através de técnicas de PNL, pensamento positivo e a ativação do estado de recurso é possível tomar as atitudes certas, ganhar motivação e cumprir tudo aquilo a que se propõe.

Recomendo que todas estudem esse assunto por conta própria, e essa é uma boa fonte. A ideia aqui é agir como vencedor antes de sê-lo. Algumas atitudes simples podem fazer isso com uma eficiência ímpar:
  • YES: Fazer o movimento de yes com os braços, comemorando, por exemplo, antes de estudar pode fazer toda a diferença, gerar motivação e fazer seu cérebro ficar mais afiado e "pronto para a guerra".
  • Mentalizar: Mentalizar-se resolvendo exercícios e dominando um conteúdo, durante 1 ou 2 minutos do seu dia, enquanto espera no trânsito, pode ser um fator determinante para o sucesso. Ao acreditar que é plenamente capaz, você automaticamente se torna.
  • Comemorar pequenas vitórias: O todo é feito por pequenas partes. Para você garantir sua vaga na universidade, certamente realizará exercícios de todas as disciplinas. Comemorar uma resolução com sucesso, sobretudo de uma área que você não domina, aumentará instantaneamente a dopamina no cérebro, recompensando-lhe pela ação. Isso é todo o sinal que seu corpo precisa para trabalhar a favor daquilo.
Com as dicas acima e um pouco de pesquisa, rapidamente você será capaz de pegar o "fio da meada" e começar a ter mais sucesso nos estudos!

Sites para Estudar


Uma vez que você tenha a técnica e o estado mental apropriado para estudar, é a hora de ter as fontes corretas de informação. Os principais sites são, certamente, o Descomplica e o Youtube.

No Youtube é possível encontrar diversas informações e professores de cada matéria que trazem suas "sacadas" e informações mais importantes para seus vídeos. Através deles, você tem contato com a nata do conteúdo, e não o básico que você certamente já sabe.

A diferença entre quem vai conseguir entrar na faculdade está nos detalhes e, canais com professores realmente bons e detalhistas, trarão a sua aprovação. Foque nesse conteúdo específico e evite canais que dão "dicas" de todos os assuntos.

No entanto, caso você queira um conteúdo denso e completo sobre todos os assuntos, recomendo fortemente que conheça o Descomplica. Ele traz todas as disciplinas e ainda conta com uma exclusiva correção de redação, excelente para quem quer se preparar para o ENEM.

Se você quiser saber mais sobre ele, recomendo ler essa opinião sobre o descomplica e aproveitar o descontinho oferecido no post.

Dicas para Antes da Prova


Suponha que você, agora, tenha estudado e aplicado os conhecimentos que PNL que compartilhei acima e está pronta para realizar a prova. Ainda existem alguns bônus para se dar ainda melhor na prova.

A ideia aqui é potencializar o trabalho que você desenvolveu durante o período de estudo com algumas substâncias (que devem ser utilizadas com cautela e que eu não recomendo!!) para conseguir um boost de performance, em conjunto com as técnicas que mencionamos.



Para gerar esse Up, podemos utilizar uma dosagem pequena de cafeína, próximo de 200mg aliado a efedrina, um remédio que atua acelerando o sistema nervoso central e não possui nem 1 décimo dos efeitos negativos da Ritalina (utilizada por muitos estudantes). Explico abaixo:

Essas substâncias são capazes de potencializar seu estado mental. Se você seguiu um ano de estudos focado, elas certamente potencializarão seus resultados no dia da prova sem trazer problema nenhum.

No entanto, recomendo que teste essas substâncias em um simulado ou coisa do tipo, pois algumas pessoas perdem completamente o foco com eles.

Ingerindo-as logo antes de realizar a prova e fazendo a repetição de YES enquanto vai no banheiro duas ou três vezes durante a prova, certamente trará resultados positivos inimagináveis.

Faça o teste! Seguindo tudo o que esse post trouxe, você certamente estará cerca de 10 passos a frente de qualquer concorrente! :D

Beijos e até o próximo post!

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

  1. Só mais para frente que vou fazer faculdade, fiz 2 enens!!
    Por enquanto estou concentrada na minha profissão de técnica de enfermagem
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Seguindo o seu blog http://meuestiloe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *