Oi gente! Apesar do brechó ter ganhado um ar mais cool nos últimos anos, muitas pessoas ainda ficam com receio de fazer compras de peças usadas. Infelizmente, existe um estereótipo de que comprar em brechó é algo considerado de mau gosto e visto como algo exclusivo das "classes populares". Sim, é claro que roupas de brechó possuem um custo muito mais baixo do que comprar em lojas comuns. Mas é algo muito além.


Comprar em brechós e bazares não é apenas um jeito de economizar nas compras, mas também é algo fundamental para frear um pouco o consumo exagerado que resulta da cultura do fast fashion. Além disso, brechós oferecem maior exclusividade e pode ser o local ideal para achar looks super estilosos que não são mais encontrados por aí.


E o mais importante: aproveitar peças de bazar é uma maneira de consumo sustentável. Isso porque o fast fashion traz consequências devastadoras para o planeta e para as pessoas que estão submetidas a trabalhar em condições subumanas para atingir esses altos volumes de produção. 


Nessa situação, surgem novas alternativas de consumo mais responsáveis ​​e ecologicamente corretas e comprar em brechós é um desses atos. Parar de comprar não é exatamente a solução, mas comprar menos e de forma mais inteligente pode ser! 




VANTAGENS DE COMPRAR EM BRECHÓS


- Ao dar uma segunda chance a uma peça de roupa, você evita que ela acabe no lixo mais rapidamente. É uma forma de prolongar o seu ciclo de uso, reuso e reciclagem, reduzindo os altos níveis de poluição e as consequências negativas que isso leva para o ambiente.


- Quando você compra em brechó, reduz muito o uso de carbono. Embora haja despesas para lavar e fazer ajustes em uma peça já usada, o uso de recursos naturais e energia permanece mínimo.


- Ao comprar artigos usados, como roupas femininas e masculinas, você promove e ajuda a gerar uma economia circular. Em outras palavras, bens que não incorreram em custo de materiais e recursos entram novamente no mercado, mas geram desenvolvimento econômico.


- Quando você compra uma roupa de brechó, você leva ao ser armário itens únicos carregados de história e muita personalidade. Essas peças costumam ser exclusivas e difíceis de encontrar, dificilmente se verá outra pessoa usando as mesmas.





O IMPACTO POSITIVO DA MODA CIRCULAR


As empresas fast fashion produzem mais de 100 bilhões de roupas por ano, tornando a indústria da moda a segunda mais poluente depois do petróleo. Isso ocorre porque muitas coleções são produzidas por ano, fazendo com que o consumidor compre mais e mais.


Esse efeito também tem como consequência que nos enjoamos mais rápido das nossas roupas e as descartamos em grandes quantidades, em pouco intervalo de tempo. Além disso, muitas roupas saem de moda tão rápido que nem são vendidas nas lojas e vão direto para as latas de lixo. 


Portanto, investir em roupas de brechó é investir em uma moda sustentável, que economiza recursos e aumenta a vida útil das roupas. Menos desperdício e menos produção em massa é um dos caminhos para melhorarmos nosso planeta.


Então, esqueça esse papo de que roupas usadas são velhas e feias. Há muitos brechós que fazem uma ótima curadoria das suas peças, selecionando itens autênticos e em perfeitas condições. Se for novo para você, é a única coisa que importa.


E ainda, brechós são econômicos, mas também são super estilosos. Portanto, se você está interessado em iniciar uma mudança em seus hábitos de consumo e experimentar novas alternativas, explore o universo dos brechós e renove seu closet de maneira responsável.


Um beijo e até o próximo post! <3 


Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *