Lavar, hidratar e cortar não são os únicos cuidados necessários para se manter os fios saudáveis. Apesar da ajudinha dos cosméticos capilares, o segredo também pode estar na boa alimentação. O cabelo é nutrido através do couro cabeludo pelo bulbo capilar, que passa para ele todos os nutrientes necessários para crescer forte e brilhoso. Esses nutrientes são adquiridos justamente através do que consumimos. Cabelos opacos e ressecados podem ser sinal de uma dieta fraca em proteínas e minerais ou até mesmo ingestão de pouca água.


 As vitaminas e nutrientes existentes nas comidas, assim como a água, podem alterar toda a estrutura do fio.


A água é muito importante para a saúde dos cabelos porque ajuda a regularizar as funções do organismo, evita o envelhecimento precoce e auxilia a hidratação dos fios e da pele. Para evitar a queda e a perda de pigmentação dos fios, as vitaminas como o betacaroteno e a vitamina A, presentes em beterrabas e cenouras, são excelentes antioxidantes naturais. Já a carne vermelha, que são ricas em proteínas, é um alimento importante para a saúde capilar, já que ajuda as madeixas a absorverem os demais nutrientes. 

Ervas como o alecrim também são excelentes para quem luta contra a queda, pois são adstringentes e antissépticos, auxiliando ainda na hidratação, além de desintoxicar o couro cabeludo.

Esses nutrientes também podem agir de dentro para fora, por meio de produtos que se utilizem de ativos naturais para potencializar as funções. Na hora de hidratar os cabelos, por exemplo, o quiabo é um excelente condicionante, por ter uma espécie de “baba” que deixa os fios brilhosos e tem efeito emoliente, promovendo uma hidratação profunda. 
“A combinação entre as vitaminas existentes no quiabo e os oligoelementos – cobre, magnésio e silício – a fortalece os cabelos e combate o aparecimento de pontas duplas, deixando-os mais fortes, resistentes e nutridos”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos. 

Já as raízes, como a macaxeira, são ricas em vitaminas do complexo B, que fortalecem os fios e evitam a queda, além de hidratar e nutrir o cabelo. 
Essa é uma das linhas mais vendidas, porque a fórmula é rica em vitaminas, proteínas e minerais presentes no extrato da folha de mandioca, que nutrem e condicionam os fios”, continua.

Com essas dicas maravilhosas e sabendo o quanto uma alimentação saudável influencia na saúde e beleza dos cabelos, acredito que vocês ficarão mais atentos ao que comem, né? Vamos todos comer bem para termos fios lindos, saudáveis e bem estruturados. 

Beijos,
fiquem com Deus! 

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *