O cronograma capilar ultimamente vem sendo muito adotado por pessoas que querem cuidar dos fios em casa, com produtos e recursos mais baratos afim de ter fios com melhor estrutura e saudáveis.

O que muita gente não sabe, é como fazer isso direito, para quê serve cada etapa e quais produtos usar em cada uma delas. O cronograma não é nada tão complexo, mas para que este post não fique gigante, hoje vou falar apenas sobre as etapas e para quê serve cada uma delas.



O cronograma capilar, basicamente é uma "agenda" montada especialmente para atender necessidades dos nossos fios e recuperá-los a longo prazo. É extremamente importante que haja um intervalo de pelo menos 48 horas entre uma etapa e outra, ok? A "agenda" é  montada de acordo com a necessidade dos fios e consiste em três passos: hidratação, nutrição e reconstrução

A hidratação basicamente é a responsável por fazer a reposição de água dos fios, mandando embora o volume, o ressecamento e aquele aspecto ressecado horroroso que tanto tememos. Recomendo para quem está com os cabelos levemente ressecados e com frizz.

A nutrição tem como função fazer a reposição de lipídios (óleos e nutrientes) do cabelo tornando-o mais maleável, alinhando os fios e reduzindo o frizz. Muitas pessoas optam pela umectação com óleos e já adianto que dá tão certo quanto usar máscaras de tratamento para essa etapa.

A reconstrução é a etapa que irá repor todas as proteínas do seu cabelo que são perdidas ao decorrer de todas essas agressões químicas ao qual submetemos nossos cabelos ou até mesmo danos causados pelo sol, praia, piscina, etc. A reconstrução tem como função selar as cutículas dos fios para impedir que a nutrição e hidratação do seu cabelo vá embora. Se os fios estão porosos, obviamente, todos os nutrientes dos fios vão literalmente pelo ralo. 

Agora que vocês já sabem o que é o cronograma capilar, quais são as etapas e para quê serve cada uma delas, em um próximo post irei disponibilizar três opções de tabela para cada tipo de necessidade dos fios (fios saudáveis, pouco danificados e muito danificados).
Também vou ensinar um teste para que vocês saibam exatamente do quê os seus fios necessitam e, consequentemente, receba o tratamento correto.

Beijos,
fiquem com Deus!

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *