Assim como venho tratando em meus posts anteriores (esse e esse), hoje quero falar novamente sobre saúde e emagrecimento, e abordar 5 mitos (coisas que são propagadas por aí como verdade), mas que não passam de conhecimento infundado.

Talvez esse post gere um pouco de controvérsia nas leitoras aqui do Blog Moda da Gente, então ao final do post quero deixar algumas referências onde poderão encontrar mais informações sobre cada um dos mitos que quero derrubar aqui hoje.

Gorduras são os principais agentes da engorda


Apesar de tudo em excesso engordar, as gorduras são importantes agentes metabólicos, que além de serem a base fundamental para a sintetização de hormônios em nosso corpo, servem para trazer saciedade.



Os carboidratos possuem um "poder de engorda" muito maior que o da gordura. Existem, inclusive, dietas onde o consumo de carboidratos é controlado e o de gordura, livre. Nesse modelo de dieta (conhecida como cetogênica), a perda de gordura é acentuada.


Você precisa comer de 3 em 3 horas


Imagine o homem ancestral, também conhecido como "das cavernas", você com certeza sabe que não existia maneira de se alimentar dessa forma (de 3 em 3 horas), e mesmo assim, ele não era gordo: tinha extrema definição muscular e muito mais energia para passar horas durante certas atividades mesmo sem comer.

A dica que fica é que você deve comer apenas quando sente fome. Assim, você mantém seus níveis de insulina completamente controlados, além de evitar rebotes (indisposição) pela ação de carboidratos, sobretudo os de alto índice glicêmico.

Café da Manhã é a Refeição Mais Importante do Dia


Assim como a questão de comer de 3 em 3 horas, comer logo ao acordar não passa de um vício moderno, um hábito alimentar que não traz benefícios para a saúde.

O estado do organismo ao acordar é de uma alta concentração de GH, o que te dá vitalidade, vontade de agir, mente limpa e até mesmo um metabolismo mais acelerado.

Pular o café da manhã ou ingerir apenas um café sem açúcar pode ser uma excelente opção para ter mais saúde e até mesmo emagrecer.


Caminhadas são boas para emagrecer


Embora ajudem no processo, as caminhadas não são nem de perto a melhor opção de exercício para emagrecer. Por demandarem muito tempo do dia e terem pouca eficiência na aceleração do metabolismo, não é aconselhável que se utilize esse tipo de exercício.



O treino hiit é uma alternativa muito mais eficaz para tal, uma vez que acelera seu metabolismo de repouso, mobiliza mais gordura e dá mais energia para o praticante.


Fazer exercícios em jejum é um "crime contra seu corpo"


Ao contrário do que é propagado, fazer exercícios em jejum pode ajudar a queimar mais gordura e preservar a massa magra.

Fisiculturistas utilizam essa técnica e obtém demasiado sucesso, uma vez que apresentam físicos impressionantes. Vale a pena pesquisar sobre esse tipo de exercício em jejum!

O post vai ficando por aqui e deixo as referências logo abaixo. Além disso, recomendo que deem uma olhadinha no Projeto Mamãe Sarada. Você pode obter mais informações aqui.

  1. Artigo do Dr Rocha sobre emagrecimento aqui
  2. Artigo do Dr Rocha sobre gorduras saturadas


Comente pelo Facebook!

Um Comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *