Olá meus amores, tudo bem? 


Vocês sabem qual é o shampoo ideal para o seu cabelo? A Prof. Rosi Feliciano fez um post bem legal com muita informação bacana e que poderá tirar dúvidas de muitos vocês, espero que gostem da colaboração que ela fez para o blog. Confiram todas as dicas abaixo:

Antigamente só existiam três tipos de shampoos, sendo eles, um para cabelo seco, outro para o oleoso e por fim os neutros. Muitos deles só funcionavam para tirar a sujeira superficialmente, mas hoje em dia, graças aos avanços do país, o Brasil corresponde a 12%  do comercio mundial de produtos capilares.

Devido a isso se somaram a novas coisas, as quais elevaram ainda mais o nível de cuidados com a beleza.  Dessa forma os que antigamente as pessoas escolhiam por escolher, hoje em dia elas dão maior atenção.

As diferenciações entre os shampoos se baseiam na cor, formato e espessura dos fios dos consumidores, além do fato dos cabelos terem passado por algum processo químico recentemente.

O detergente é um dos principais ingredientes de qualquer shampoo, mas o jeito que ele é feito muda de acordo com os tipos de cabelo: menos para os secos e mais para os oleosos. São componentes funcionais: Silicone, extratos vegetais e proteínas, são esses elementos que fazem com que cada shampoo sirva para um tipo especifico de cabelo.


A bardana e a hamamélis, são elementos que fazem a oleosidade do cabelo diminuir, para que o shampoo cumpra com as expectativas do consumidor é necessário que a pessoas deixe o produto agir no cabelo durante, no mínimo, 3 minutos. Se você está buscando cabelo bonitos e saudáveis conheça essas dicas para fortalecer o cabelo.


Os Hormônios

Uma coisa a qual poucos sabem é que o hormônio também interfere no efeito do shampoo para com os cabelos. O ph dos fios das mulheres muda quando elas estão passando pelo ciclo menstrual, por isso é importante mudar de shampoo nessa fase.

Tipos de Shampoo

Atualmente, shampoos são demostrados devido aos efeitos que proporcionam ao cabelo, dentre os mais conhecidos, destacam-se:

- Os Shampoos sem sal: Na maioria dos shampoos convencionais, podemos encontrar sal em sua composição, e a presença desse elemento faz com que os fios do cabelo fiquem mais espessos. Dessa forma é indicado shampoo sem sal para todos os tipos de cabelo.

- Os Mistos: Designam-se dessa maneira devido ao fato de possuir condicionador e shampoo no mesmo produto, é prático, mas não é aconselhável para aqueles que possuem o couro cabeludo oleoso, pois pode haver uma grande concentração de condicionador nos cabelos deixando-os oleosos.

- Os neutros: Muito benéfico pois pode ser utilizado em qualquer tipo de fios capilares e possui o ph neutro, sendo assim ele não possui alcalino e nem ácidos.

- Os que combatem a caspa: Dentre os elementos que o compõe há a existência de alguns que impedem a flora microbiana de se proliferar e consequentemente ocasionar em caspas.

- Contra resíduos: Limpam de forma mais concentrada os cabelos, retirando todas as impurezas resistentes. Não é muito indicado para os que possuem cabelos secos.

- Os Termoativos: Possuem alguns elementos que juntos formam uma proteção que envolve a fibra capilar, fazendo assim que o calor da chapinha e secador não danifiquem os cabelos.

- Contra Frizz: Graças a alguns elementos o volume é diminuído.

- Para cabelos com oleosidade: Possui alguns elementos como o extrato vegetal, que auxilia no controle da oleosidade.

- Para cabelos normais: Os elementos desse composto se encarregam por proporcionar ainda mais beleza, brilho e hidratação aos cabelos.

- Para cabelos secos: Os elementos ativos do produto para esse tipo de cabelo, hidrolisados de queratina, polímeros e silicones aminofuncionais, fazem com que os fios fiquem hidratados e com a cutícula restituída.

- Para cabelos que quebram com facilidade: Restaura os cabelos que estão opacos e sem vida, hidratando-os e proporcionando para que a cutícula se feche.

- Cabelos que sofreram alteração de cor: Ajudam a manter a tintura no cabelo e em alguns caso é possível encontrar até os que possuem filtros solares em sua composição, que quando aliada a fibra capilar protege os fios.

Como entender a composição

Os elementos mais comuns de serem encontrados na composição dos shampoos.

Lauril Sulfato de Sódio: Um detergente barato, e consequentemente, de fácil acesso. Mas existem outros que são menos agressivos como Lauril Éter Sulfossuccionato de Sódio e Lauril Éter Sulfato de Sódio.

Cocamidopropil Betaína: Graças a esse detergente a escuma fica mais condensada, reduzindo assim à eletrostática.  O Poliquatérnio-10 e o Cocoanfoacetato Dissódico, possuem resultados similares.

Polissorbato-20: Elimina os odores do couro cabeludo.

Cloreto de sódio: Também mais conhecido como sal, quando usado na composição do shampoo, o efeito esperados no cabelo é que o mesmo fique mais consistente.

Ácido Cítrico: Utilizado para diminuir o ph do shampoo deixando-o mais acético.

Diazolinidil Urea e Fenoxietanol: Faz com que não cresçam fungos e bactérias no couro cabeludo.

Pantenol:  Tem a função de deixar o cabelo mais macio e brilhoso.

Sódio PCA: Recupera e mantêm o cabelo hidratado. Não a restrição contra seu uso em outros produtos.

Aminoácido de Trigo: Faz com que os fios danificados voltem ao estado original de hidratação e ainda os mantém assim, devido a camada protetora que se forma.

Silício orgânico: O melhor elemento para se hidratar o cabelo, devido a isso é mais caro que os demais.

Confira no vídeos abaixo quais os alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido:




                                                                 Este post é uma colaboração da Rosi Feliciano.


Beijos, 
fiquem com Deus!

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Parabéns pelo blog informativo, dinâmico e evolvente, ou seja super legal! Vou compartilhar com certeza.
    #RosiFeliciano #Emagrecer #Emagrecercomsaúde

    ResponderExcluir
  2. Depois que eu entendi que era importante saber escolher o tipo de shampoo para o cabelo,meu cabelo melhorou bastante! Adorei as informações *-*
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *