Olá, pessoal. Então, como prometido na semana passada, hoje eu vou falar um pouco sobre a minha experiência com um dos remédios mais temidos, o tão falado Roacutan.

Bom, em primeiro lugar vamos esclarecer o que é o Roacutan e como ele age:

* Trata-se de um medicamento usado em casos graves de acnes. Seu princípio ativo, a isotretinoína, é um derivado da vitamina A. Sua ação é baseada principalmente na redução da oleosidade e produção de sebo, bem como controlar as bactérias que causam a acne.

Agora eu vou contar um pouco sobre a minha história com a acne

Então, eu comecei a ter acne com 18 anos de idade, antes surgia uma espinha ou outra, mas nada de mais, mas com essa idade começou a surgir vários cravos e espinhas internas que me incomodavam demais, e as espinhas internas demoravam muito mais para desaparecer e deixam várias cicatrizes na pele, então como eu sou muito branca, sofria demais com isso, enfim, resolvi ir ao dermatologista e a minha médica de início tentou tratar a minha acne com cremes e antibióticos, ela relutou bastante para eu não ter que usar o Roacutan, tentou de tudo, mas não teve jeito, nada fazia efeito, então ela tomou a drástica decisão junto a mim e finalmente decidiu que eu deveria usá-lo, mas antes disso, me pediu exame de sangue, que como é de praxe, quem toma este medicamento, todo mês deve fazer o exame de sangue! Com o exame de sangue em mãos, analisou e viu que eu poderia sim, para o meu alívio e felicidade, tomar o remédio, o qual eu tomei durante 9 meses. 

Pontos negativos e positivos do tratamento com o Roacutan:

Durante esses 9 meses o que eu percebi que mudou bastante foi o meu humor, eu tive um pequeno indício de depressão. Comia em exagero, engordei, meu humor mudou radicalmente, fiquei muito mais sensível, explosiva, sentia uma tristeza profunda na maioria das vezes, e pensei seriamente em ir num psicólogo. Todos os meses eu fazia exame de sangue para ver como estava o meu colesterol (que aumentou MUITO), o meu fígado e graças a Deus, não tive nada mais grave, tirando o meu humor e o nível de colesterol e triglicerídeos que aumentou bastante mesmo. O meu cabelo caia bastante e as minhas unhas ficaram bastante frágeis. Outro ponto negativo é o ressecamento que este medicamento causa, meu nariz sangrava com muita frequência, eu sentia dores de cabeça quando pegava sol, ou esquecia de tomar água, a pele ficou muito seca e os lábios então, nem se fala! Mas com o passar do tempo eu fui deixando os pontos negativos de lado e fui me apegando aos pontos positivos, a minha pele finalmente estava ficando limpa, as espinhas foram sumindo, os cravos desapareceram por completo e eu estava realizada. Ao final do tratamento, a realização era completa, a minha pele estava linda, totalmente sem acne, e desde então, faz quase 1 ano desde o fim do meu tratamento e a minha pele NUNCA mais ficou oleosa, e quanto as espinhas e aos cravos, faz tanto tempo que eu não tenho, que até me esqueci de como é te-los :) 

O preço é bem salgado, eu tomava duas caixas por mês (2 comprimidos por dia) então gastava em torno de uns 300 reais, já que cada caixinha custa 150 por ai, mas depois comecei a recebe-lo pelo SUS.

E quem pensa em tomar este medicamento, se atentem aos cuidados que devem ter

- Mulheres não podem engravidar, pois o remédio é muito forte e causaria deformação no feto, e após o tratamento, deve esperar no mínimo 1 ano pra pensar em ter filho, porque o remédio ainda fica impregnado no organismo por meses. Isso também vale para as mulheres que estão amamentando, pois a isotretinoína pode passar para o leite materno

- Não ingerir bebidas alcoólicas, pois o medicamento já sobrecarrega bastante o fígado, e nem comidas gordurosas, porque ele também eleva bastante o nível de colesterol e triglicerídeos.

- Tomar bastante água, isso é fundamental para que o organismo não sinta muito o ressecamento que este medicamento causa, principalmente na região dos olhos, nariz e lábios.

- Sempre que for ao médico e ele for te indicar algum remédio, fale que você toma o Roacutan, pois tem remédios que contém vitamina A, e já que o Roacutan é composto de vitamina A, sobrecarregaria ainda mais o fígado.

- Nunca esquecer de passar o protetor solar ao sair de casa, já que a pele fica bastante ressecada.

Por ora é isso, galera, qualquer dúvida é só perguntarem. Beijinhos e até a próxima!




Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *