A Drenagem Linfática é uma massagem, que foi desenvolvida em 1932 pelo fisioterapeuta Emil Vodder, na Alemanha. O objetivo desta massagem é melhorar o sistema linfático, que o ajudando pode se ganhar muitos benefícios, como por exemplo eliminar gordurinhas localizadas e até mesmo desinchar certas áreas do corpo permitindo mais facilidade de perda de peso. Segundo a fisioterapeuta Milena Bassalobre, o que a massagem faz é ativar o sistema linfático, que fica logo abaixo da pele.

 Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos é devolvido ao sangue, e chama-se linfa.

 Um dos casos mais conhecidos da aplicação bem sucedida da drenagem linfática é no pós-operatório da cirurgia plástica, contribuindo para um retorno mais rápido da sensibilidade das áreas operadas. Os movimentos da drenagem linfática auxiliam na cicatrização e na absorção de hematomas, diminuem a retenção de líquidos e ainda produzem o relaxamento corporal e mental.

 Durante a sessão de drenagem linfática, os gânglios são pressionados para que consigam bombear as líquidos retidos nos órgãos excretores para purificar a linfa e enriquece-la com os linfócitos que são as células de defesa. E só então, ela é devolvida à corrente sanguínea.

Pelo fato de fazer o fluído 'caminhar', o corpo desincha, se fortalece contra infecções, ativa a circulação nas pernas diminuindo as dores e a sensação de peso. Há melhora também da oxigenação e da nutrição dos tecidos, resultando em pele, unha e cabelos muito mais bonitos. Indiretamente os toques ainda estimulam o funcionamento de alguns órgãos internos, especialmente o intestino. - Fisioterapeuta Milena Bassalobre

 A Sessão de Drenagem Linfática dura cerca de uma hora e deve ser feita de uma a duas vezes por semana, sempre com o intervalo minimo de 24 horas. Antes da primeira sessão de massagem é preciso que o fisioterapeuta faça uma anamnese para verificar o aspecto da pele e a fragilidade dos tecidos.

 E é importante lembrar que a drenagem linfática não é indicada para gestantes.



Por hoje é só gente, espero que vocês tenham gostado, pois é super interessante. Beeijinhos, até mais.

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *